Conteúdos

Tratamento interdisciplinar para doenças renais crônicas

Atualizado em: 03/07/2024 | Publicado em: 01/07/2024
Tratamento interdisciplinar para doenças renais crônicas

    Assine a nossa newsletter

    e tenha acesso aos nossos materiais educativos diretamente na sua caixa de e-mail. Basta preencher os campos abaixo:

    O tratamento interdisciplinar (ou multidisciplinar) é extremamente benéfico, pois permite abordar a saúde de maneira integral, oferecendo um cuidado holístico e abrangente. Para os pacientes com doenças renais crônicas (DRC),além do nefrologista, recomenda-se o acompanhamento com o nutricionista, o psicólogo, o assistente social, entre outros profissionais.

    Neste artigo, explicamos como funciona esse tipo de abordagem, quais são as suas vantagens e para quem ela é indicada. Mostramos, também, onde realizar um tratamento multidisciplinar para DRC em Florianópolis, SC. Confira!

    O que é um tratamento interdisciplinar?

    O tratamento interdisciplinar consiste no acompanhamento multiespecializado de pacientes que necessitam de orientação e educação sobre aspectos que vão além da doença em si. Para os portadores de doenças renais crônicas, dada a complexidade do quadro, isso é imprescindível.

    Leia também: Conheça os principais tratamentos para doença renal crônica

    Entre outros pontos, tal cuidado fornece o suporte para as mudanças necessárias no estilo de vida e para à adesão ao respectivo tratamento, podendo incluir:

    Dessa maneira, o tratamento interdisciplinar da DRC vai além do controle da doença. Ele possibilita cuidar da saúde física e mental, melhorando a adesão ao tratamento e, ao mesmo tempo, a qualidade de vida dos pacientes.

    Na prática, o paciente com DRC é capacitado a compreender sua condição e assumir a responsabilidade pelo seu cuidado. Em última instância, essa abordagem objetiva alcançar as mudanças de comportamento necessárias, visando a maior efetividade do tratamento — tarefa facilmente implementada quando o nefrologista conta com o auxílio de uma equipe multidisciplinar.

    Quais casos de doenças renais crônicas requerem este cuidado?

    O curso das doenças renais crônicas — caracterizadas pela perda lenta e progressiva da função dos rins — pode envolver uma série de complicações. Isso vale para casos de cálculos (pedras nos rins) à pielonefrite (infecção renal), câncer de rim e insuficiência renal crônica (IRC).

    Afinal, não podemos esquecer que estamos falando de enfermidades que começam de forma assintomática. Isso faz com que muitos pacientes em estágios iniciais, simplesmente, não deem ouvidos às orientações prescritas por seu nefrologista, resultando na baixa adesão ao tratamento.

    Por isso é tão importante oferecer um tratamento multifacetado e conscientizador, guiado por uma equipe especializada multidisciplinar, desde cedo. Do contrário, a maioria dos pacientes só toma consciência após a manifestação dos sintomas clínicos da DRC, como redução do volume urinário, edemas, entre outros.

    Quais são as vantagens do cuidado integral desde os estágios iniciais?

    Até pouco tempo atrás, para verificar a eficácia de uma terapêutica, era comum avaliar apenas parâmetros físicos e laboratoriais, em detrimento de parâmetros psicológicos e de qualidade de vida. Felizmente, esse cenário vem mudando.

    Atualmente, há estudos que comprovam que a abordagem por equipes interdisciplinares (comparada ao atendimento nefrológico convencional),desde o tratamento conservador (pré-diálise), melhora a qualidade de vida dos portadores de DRC. Ao mesmo tempo, a análise de parâmetros clínicos e laboratoriais, em pacientes assistidos por especialistas de diferentes áreas, submetidos a intervenções psicoeducacionais, também é melhor.

    Para os pacientes, na prática, isso significa a melhora do estado de saúde geral, incluindo aspectos emocionais, e a redução no número das temidas hospitalizações. Além disso, uma vez que o controle clínico é favorecido, as chances de necessitar de tratamentos de suporte renal artificial (SRA) também é menor.

    Já em estágios avançados, o tratamento multidisciplinar ajuda no convívio com a insuficiência renal. Isso vale, inclusive, para os familiares.

    Onde realizar um tratamento interdisciplinar para DRC em Florianópolis?

    No Brasil, ainda são poucos os locais que oferecem um serviço multiprofissional estruturado para o atendimento de portadores de DRC. Um deles é a Clinirim – Clínica do Rim e Hipertensão Arterial, que conta com especialistas em nefrologia, psicologia, assistência social e nutrição.

    Somos considerados um centro de referência na área e estamos localizados na região central de Florianópolis. Aqui, atendemos pacientes com diversos tipos e estágios de doenças renais crônicas, oferecendo tratamentos interdisciplinares e humanizados, com tecnologias de ponta e toda a infraestrutura necessária. Independentemente da fase em que se encontra, se você ou algum familiar é portador de DRC, venha nos conhecer!

    Para saber mais sobre os diferenciais da Clinirim e ver um pouco do nosso dia a dia, siga nossas redes sociais. Estamos no Facebook e no Instagram!

    A Clinirim – Clínica do Rim e Hipertensão Arterial é uma instituição de saúde localizada em Florianópolis (SC) que tem como principal objetivo oferecer bem-estar e qualidade de vida para pacientes portadores de doenças renais crônicas.