TRATAMENTOS
Hemodiálise
Diálise peritoneal
Diálise peritoneal automática
A Hemodiálise promove a retirada de substâncias tóxicas, água e sais minerais do organismo por meio da passagem do sangue por um filtro. Para que o sangue passe pela máquina de Hemodiálise, é necessário a colocação de um catéter ou a confecção de uma fístula, que é um procedimento realizado mais comumente nas veias do braço, para permitir que estas fiquem mais calibrosas e, desta forma, forneçam o fluxo de sangue adequado para a filtragem.
A Clinirim proporciona Hemodiálise diária, em salas especiais com equipamentos de última geração.
A Diálise Peritoneal (DP) utiliza o peritônio, uma membrana localizada dentro do abdômen, a qual reveste os órgãos internos. Por meio da colocação de um catéter flexível no abdômen, é feita a infusão de um líquido semelhante a um soro na cavidade abdominal. Este líquido, o qual chamamos de “banho de diálise”, entra em contato com o peritônio, e por ele é realizada a retirada das substâncias tóxicas do sangue. Esse processo é realizado de uma forma contínua, e é conhecido por CAPD, sigla em inglês que significa diálise peritoneal ambulatorial contínua.
Outra forma de realizar a Diálise Peritoneal é a Diálise Peritoneal Automática (DPA). Esta terapia funciona de forma semelhante à CAPD, ou seja, também se baseia na infusão e drenagem do “banho de diálise” na cavidade abdominal. Entretanto, ao invés das trocas serem efetuadas ao longo do dia, estas são realizadas à noite, enquanto o paciente está dormindo, de forma automática, com o auxílio de uma máquina conhecida como cicladora. Além de ser um método mais suave, proporciona, também, maior preservação da função renal residual.
Atualmente, a Clinirim conta com uma nova cicladora, a qual permite aos profissionais de saúde acompanharem remotamente a evolução da terapia domiciliar, proporcionando maior conforto e segurança ao paciente, evitando, também, deslocamentos desnecessários.
Especialidades
A Nefrologia é a especialidade médica que atua no diagnóstico e tratamento clínico das doenças renais crônicas, contribuindo clinicamente para a prevenção e detecção das causas para doenças renais, como o Diabetes e Hipertensão Arterial.
A Psicologia é uma importante aliada no tratamento de pacientes com doença renal crônica. Esta especialidade tem o objetivo de promover um ambiente positivo e integrativo para o paciente, seus familiares e os profissionais que atuam em uma unidade de diálise.
A Nutrição é uma especialidade extremamente importante na busca pela qualidade de vida dos portadores de doenças renais crônicas. O cuidado com a alimentação contribui para garantir a qualidade de vida dos pacientes renais e auxilia no tratamento das doenças renais.
A Assistência Social faz parte da rede de apoio multidisciplinar ao paciente renal crônico. Ela fortalece o vínculo, aceitação e acolhimento nas relações humanas que envolvem os processos de atendimento e execução da Hemodiálise, Diálise Peritoneal e Diálise Peritoneal Automática.
PRÉ-AGENDE sua consulta aqui
Para agendar uma consulta conosco de forma rápida, basta preencher o formulário abaixo: