Não é novidade que os rins estão entre os órgãos mais importantes do corpo humano. Um estudo com quase 200 mil pessoas indica que ter uma vida ativa ajuda a manter o funcionamento adequado dos rins. Publicado pelo British Journal of Sports Medicine, o trabalho envolveu 199.42,00 pessoas com idade média de 20 anos.
Elas foram acompanhadas por cerca de quatro anos, passando por diversas avaliações realizadas por médicos, exames e atividades que determinavam os níveis que cada um deles praticavam de atividade física.
O resultado de tudo isso é que os sedentários apresentaram uma queda anual mais significativa na taxa de filtração glomerular (uma medida que indica a saúde dos rins). Entre eles, a probabilidade de ser diagnosticado com doença renal crônica era quase 10% maior.
Diante de todos esses resultados, você sabe quais são as verdadeiras funções dos rins? Os rins são responsáveis por realizar:
controle do volume de água do corpo;
filtragem do sangue para retirar as impurezas;
produção de hormônios, que auxiliam no controle da pressão arterial, na renovação das células do sangue e
absorção de nutrientes dos alimentos ingeridos.
A atividade física promove uma enorme qualidade de vida e ajuda a manter todo corpo saudável, também contribui para o bem-estar mental. Além de todos esses benefícios, os exercícios contribuem para que todo o organismo mantenha o seu bom funcionamento. Ajudam também a fortalecer ossos, articulações e músculos, proporcionando mais resistência.
É claro que os rins também entram nesta lista de benefícios dos exercícios físicos, pois, por meio deles é possível combater a diabetes, hipertensão e a prática diária reduz o risco do surgimento de pedras nos rins.
Exercitar-se todos os dias estimula a ingestão de mais água e com isso beneficia o bom funcionamento renal, elevando seu desempenho e melhorando sua qualidade de vida.
Como evitar doenças renais?
Pelo menos 10% dos adultos possuem algum grau de perda progressiva da capacidade de filtrar o sangue, que é o trabalho principal dos rins. E com as atividades físicas regulares é possível manter a saúde dos rins perfeitamente!
Ainda segundo o estudo realizado pelo Nacional Lawrence Berkeley, nos Estados Unidos a prática de 150 minutos de exercícios por semana com muita disciplina é possível afastar-se completamente da doença e evitar as doenças renais.
Como posso manter a saúde dos meus rins?
Como já vimos por aqui, a prática de exercícios mantém a saúde dos rins. E além disso, ela traz muitos outros benefícios como, por exemplo, o bem-estar, não somente o físico mas o emocional.
E não basta apenas prevenir doenças renais, é preciso manter a saúde dos rins. A seguir, confira algumas dicas infalíveis de como manter a saúde dos rins:
diminua o consumo de sal nos alimentos – o máximo permitido é de cinco a seis gramas por dia;
consuma bastante água;
- mantenha uma alimentação saudável;
não fume;
afira a sua pressão arterial com frequência;
cuidado na hora de utilizar algum medicamento, remédios só com a indicação do médico, não se automedique;
pratique exercícios físicos com regularidade e
mantenha o seu peso ideal, evite a obesidade, ela traz muitos malefícios a saúde dos rins.
Os benefícios dos exercícios físicos para saúde dos rins
Agora você já sabe que os exercícios físicos são ótimos aliados para a saúde dos rins, agora (variar termo neste período ou no anterior) iremos ver quais são os seus benefícios.
instiga a ingestão de água que é muito benéfica para os rins;
promove bem-estar físico e mental;
evita obesidade;
previne a diabetes;
fortalece o sistema imunológico e
melhora a circulação sanguínea.
Esses são apenas alguns entre tantos benefícios que as atividades físicas promovem para a saúde. É importante destacar que você é o único responsável por cuidar da sua saúde e manter-se saudável, então que tal começar hoje a cuidar dela? Pratique exercícios, movimente-se e viva intensamente de uma forma saudável!
Ficou com alguma dúvida em relação ao nosso conteúdo? É só entrar em contato com a gente.
Ah e você pode nos acompanhar nas redes sociais para não perder nenhum dos nossos conteúdos e manter-se informado. Siga-nos no Instagram e no Facebook.