Muita gente tem dúvidas sobre como funciona a hemodiálise, o procedimento de substituição da função renal mais conhecido. A terapia consiste, basicamente, no uso de uma máquina que remove e filtra o sangue do paciente, devolvendo-o ao organismo livre de impurezas.
Quer saber mais sobre o tratamento e conhecer os diferenciais de realizá-lo na Clinirim – Clínica do Rim e Hipertensão Arterial, localizada em Florianópolis, SC? Então, continue a leitura!
Como funciona a hemodiálise?
A hemodiálise é um procedimento seguro, que permite filtrar o sangue para remover impurezas. Ela também ajuda a controlar a pressão arterial e a manter o equilíbrio de substâncias no organismo.
Para realizá-la, é necessária a criação de um acesso vascular. Isso é feito por meio da:
- colocação de um catéter em uma veia da virilha, do tórax ou do pescoço — solução temporária;
- confecção de uma fístula arteriovenosa (FAV),por meio de uma pequena cirurgia para unir uma artéria e uma veia, geralmente, realizada no braço ou na perna, tornando o vaso em questão mais resistente às punções — indicado para pacientes que necessitam do tratamento de forma permanente;
- realização de um enxerto arteriovenoso (EAV),no caso de pacientes que precisam do tratamento permanentemente, mas não conseguem confeccionar a FAV, o que exige o uso de uma prótese de plástico para conectar a veia à artéria.
Com o acesso vascular pronto, o paciente é conectado à máquina de hemodiálise e uma bomba retira parte do seu sangue, o qual passa por um filtro (dialisador). O equipamento contém uma solução que remove as toxinas em excesso (como ureia e creatinina) e devolve-o limpo ao organismo.
Para se aprofundar no assunto, leia o artigo: 10 coisas que você precisa saber sobre a hemodiálise.
Quando o tratamento é indicado?
A hemodiálise é indicada para pacientes com insuficiência renal avançada, em um estágio no qual o uso de medicação é insuficiente. Essa condição pode se manifestar de forma:
- aguda, quando a redução na função dos rins ocorre repentinamente e tem curta duração, podendo ser curada;
- ou crônica, quando a perda da função renal é gradual e progressiva, podendo ser controlada, mas não curada.
Mas, atenção: a hemodiálise não trata o rim. Ela apenas substitui sua função e, consequentemente, alivia os sintomas decorrentes da insuficiência renal.
Quem indica a terapêutica é o nefrologista. Para isso, o especialista se baseia nos resultados de exames e em uma série de outros critérios.
Cada sessão dura, em média, quatro horas e deve ser feita de duas a quatro vezes por semana. No entanto, há casos em que o paciente precisa realizá-la diariamente.
A hemodiálise pode ser feita em hospitais ou clínicas especializadas em terapia renal substitutiva. Além disso, existe a modalidade homecare (a chamada hemodiálise domiciliar), cujo tratamento ocorre na casa do paciente.
Para saber mais a respeito, confira o artigo: Conheça as vantagens e como funciona a hemodiálise domiciliar.
O que esperar da terapêutica?
Após esclarecer como funciona a hemodiálise, vamos tratar das suas vantagens e desvantagens. Em relação às últimas, quando os volumes de sangue que precisam ser filtrados são muito altos, o paciente pode apresentar:
- dores de cabeça;
- queda da pressão arterial;
- cãibras;
- entre outros incômodos facilmente contornáveis.
Já no que diz respeito às vantagens, destacam-se:
- diminuição considerável dos sinais e sintomas decorrentes da insuficiência renal;
- retomada da rotina, tanto no trabalho, como nas práticas esportivas e de lazer;
- restabelecimento do bem-estar e da qualidade de vida.
No mais, o paciente precisará seguir uma dieta específica, com restrição a certos alimentos e quantidades de líquidos limitada. Para determiná-la, o nutricionista responsável avalia fatores como quantidade de urina produzida, comorbidades (como diabetes, hipertensão e/ou obesidade),entre outros. Além disso, é imprescindível parar de fumar e evitar o consumo de bebidas alcoólicas.
Onde realizar hemodiálise em Florianópolis?
Agora que você já sabe como funciona a hemodiálise, vamos indicar onde realizá-la. Na Clinirim, centro de diálise de referência, localizado em Florianópolis, o tratamento é feito em salas confortáveis e acolhedoras, equipadas com máquinas de última geração.
Tudo isso, vale destacar, na companhia de profissionais experientes, humanizados e altamente capacitados. Dessa maneira, as sessões ocorrem de uma forma mais leve e agradável, o que também é essencial para a qualidade de vida dos pacientes!
Em caso de dúvidas, sinta-se à vontade para nos consultar. Você pode entrar em contato pelo site, por telefone (48 3333-2975) ou pelo WhatsApp. Estamos à sua disposição!